Feliz dia do Planeta?

Documentário esclarecedor do impacto das “energias verdes” no planeta, que parece ter um futuro muito pouco promissor. Será este um planeta Feliz?
Fonte: A maior mina a céu aberto do mundo | Encicloterra

Estamos ainda muito longe do equilíbrio entre Homem e Natureza.

Importante refletir sobre o verdadeiro impacto da produção em massa para um população em constante crescimento e cada vez mais dependente de tecnologia e consumo desenfreado, há perguntas que tem de ser feitas e poucos quererão dar a resposta real.

Quando vemos com “felicidade” o aumento de veículos elétricos, não vemos o sua real impacto em milhares de vidas e na própria natureza, as tecnologias “verdes” estão ainda muito longe de ser sustentáveis. E este é um problema da Homem actual, não pensar nas consequências dos seus actos, seja a curto ou longo prazo. Como pode ser este um planeta feliz? se a cada minuto são extraídos milhares de minérios, quilómetros de lençóis freáticos poluídos e milhões de vidas humanas e animais colocadas em perigo. Muitas são as perguntas e poucas as respostas.

Há uma pergunta que mais se repete, “até quando iremos produzir sem pensar no futuro?”.

Quando temos já tantos materiais disponíveis, não passará a solução por reutilizá-los? Repensar as nossas necessidades materiais deverá ser o ponto mais frágil, tendo em conta que diariamente nos é “exigido” ser mais “digitais”, e não passamos um dia sem internet, sem o relógio que conta passos ou luzes que acendem automaticamente. Já nos habituamos a tanta tecnologia à nossa volta, que é como uma criança que julga que o leite vem da prateleira do supermercado porque nunca viu uma vaca. Se nunca virmos o que está por trás de um carro elétrico, do telemóvel que se troca todos os anos, dos eletrodomésticos com vidas quase efémeras, apenas vemos que “no agora” são maravilhosos, e servem perfeitamente. E no futuro? Onde estarão todas estes materiais, muitos nem sequer são possíveis de reciclar e não existe “deitar fora” (mas isso já vocês sabem!)

Criar soluções é a nossa missão. A produção de qualquer objecto tem consequências futuras, não podemos pensar no agora quando usamos os recursos do planeta.

Carla Lopes (ReCreate)

A tecnologia é incrível, é um facto, e facilitou a comunicação entre países, reduzimos distâncias , e, hoje é mais fácil chegar ao outro lado do planeta. Ao ver este documentário vemos para lá do anúncio de um novo veiculo elétrico, vemos a natureza “morta”, países massivamente industrializados, pessoas em condições desumanas e um planeta com um futuro muito triste. Não podemos mudar o mundo individualmente mas podemos sempre escolher qual o nosso papel nas consequências das nossas escolhas diárias, melhor pequenos gestos que nenhum.

“O Lado Negro das Energias Verdes” (vejam e perguntem)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Shopping Cart
Scroll to Top