Desafio lançado pela P.Art.S. máscaras ReCreate para integrar a 14ª edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica. Também a ReCreate tem a sua vertente artística, e são estes desafios que nos fazem mergulhar na criatividade num exercício de desconstrução do material que usamos diariamente. Usando tiras de lonas publicitárias interpretemos as máscaras com a técnica de tear aplicando ferragens habituas do nosso trabalho, ilhóses para olhos e rebites para detalhes.
Texto de Catálogo
“A história da humanidade entrelaça-se infinita e inegavelmente com o acto do disfarce, o que garante à máscara, desde sempre, ser uma das formas mais básicas e reconhecíveis em todas as suas imensas variedades. Usara uma máscara pode ser um acto tão leve quanto significativo, servindo apenas para dar um toque final a um momento lúdico até ser o pormenor vital que completa uma veste sagrada para evocar o divino. seja pela sua importância cultural, artística ou capacidade espiritual é apenas através da interacção humana que a máscara ganha realmente vida.
uma máscara permite a quem a usa liberdade e anonimato, um espali para explorar as profundezas do ser e até servir de catalisador para surgir espontanêo de alter eos. Uma máscara é um convite a reafirmar, proteger, assumir, criar ou esconder uma identidade.
Para a 2ª edição, e no âmbito da 14ª edição do FIMI (Festival Internacional de Máscara Ibérica), a P.Art.S. convidou cerca de 30 artistas contemporâneos de 16 nacionaliades diferentes a recontextualizar e reimaginar o papel da máscara nos dias de hoje. O projecto resultou numa exposição colectiva e multidisciplinar onde cada artista integrou as suas influências pessoais.
Este catálogo foi desenvolvido com o intuito de acompanhar a exposição. Nele participaram alguns artistas integrantes da 2ª edição da P.Art.S., e outros a quem por serem especiais fizemos um convite especial: deixarem-se fotografar usando uma máscara á sua escolha. Dedicamos esta parte importante do projecto ao bosque, à floresta e à reflorestação de duas áreas em Portugal muito afetadas pelos fogos de 2018 e 2018, Pedrógão Grande e Serra de Monchique. Será pelas mãos da Reflorestar Portugal que contamos intervir nestas zonas e com os fundos angariados através da venda deste catálogo.” Maio de 2019, Catálogo de Exposição
2 thoughts on “Máscaras ReCreate”
Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve
really enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be
subscribing to your feed and I hope you write again soon!
Hi, thank youfor reading. Yes i will write soon